No dia 20 de dezembro de 2012, quinta-feira, foi fundada a Academia Cearense de Artes (ACA), em solenidade no Teatro Nila Gomes de Soárez, da Faculdade 7 de Setembro. Composta de 35 membros, nasce com o objetivo de valorizar os profissionais da área, fomentar a pesquisa e contribuir para a catalogação de obras de artes, fazer publicações e defender propostas e projetos que beneficiem a categoria. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da Academia Nacional de Artes Plásticas, Edilson Élio Barbosa.
Com sede no Palácio da Luz, no Centro de Fortaleza, a Academia foi presidida pelo museólogo João Alfredo Sá Pessoa, com experiência de 36 anos no ensino da História da Arte. Na vice-presidência, o artista plástico Eduardo Oliveira, membro do Comitê Nacional Brasileiro da International Association of Art da Unesco e representante do Estado do Ceará na Academia Nacional de Artes Plásticas. Além de professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), é coordenador do Núcleo de Pesquisas Avançadas em Obras de Arte no Museu da Imagem e do Som do Ceará.
A ACA é uma associação de duração ilimitada, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza. Representa o segmento das artes, bem como pesquisadores e profissionais de reconhecido mérito e saber que residem no Ceará.
A entidade nasceu com a finalidade de promover, divulgar e reforçar o papel das artes, incentivar a formação técnica e conceitual de futuras gerações de artistas, bem como promover a formação continuada na área. A Associação pretende também buscar o congraçamento e a maior aproximação entre os representantes das artes nacionais e internacionais e democratizar o acesso a educação na áreas em todos os níveis de formação.